sexta-feira, 30 de abril de 2010

Sobre o projeto

A intenção é contratar 2 empresas de outsourcing (*). A primeira para fazer o serviço de Service Desk ("help desk avançado") e também a implantação da solução baseada em ITIL. Esta mesma empresa também deverá dar treinamento de Foundation para alguns funcionários do Tribunal e prestar consultoria para adaptarmos nossos processos. A segunda empresa fará o serviço de suporte a campo, trocando hardware, instalando S.O ou seja, manutenção de computadores.

Já conversamos com algumas empresas para saber como está o mercado e também entender do que precisamos.

A parte mais difícil, a princípio, está sendo compor o Edital. Pois é ele quem vai nos garantir a qualidade da ferramenta e das informações prestadas por ela. Também vai garantir que independente da empresa que ganhe, possamos ter uma boa consultoria e uma boa adaptação as melhores práticas. Também vai nos garantir o suporte a ferramenta,  atualizações, licenças, customizações e etc, afinal de contas, o contrato terá duração de 5 anos.

A preocupação no momento atual está no Edital da Ferramenta e da empresa que fará a consultoria e serviço de Help desk. O segundo edital já está quase pronto. Tivemos uma boa consultoria para executar este edital. E ele também terá duração de 2 anos.

Na próxima postagem, irei comentar um pouco sobre os conceitos que estamos usando. Uma mistura da versão 2 com versão 3 da ITIL.


(*) Outsourcing: é a transferência das atividades conhecidas como atividades meio, e nunca as atividades fins (produto final), para uma empresa terceirizada.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

ITIL V2 - O começo de tudo

Começo este blog falando um pouco sobre mim:

Ygor Leonardo Guimarães Tavares - 30 anos

Formado pela Universidade de Uberaba no curso de Tecnologia em Processamento de Dados
Pós-graduado pela Uni-BH no curso de Banco de Dados
(também comecei outra Pós na UFMG no curso de Gestão Estratégia da Informação, mas não pude concluir porque meu trabalho exigia diversas viagens)

Atualmente trabalho no Tribunal de Justiça de Minas Gerais onde estamos com a intenção de implantar as melhores práticas durante os próximos 5 anos, mas já iniciamos.

A fase atual é de aprendizagem. Já fiz o curso de ITIL (V2) Foundation na IGTI (Nova Lima - MG). O professor foi o Mário, que trabalha atualmente na TELEMAR justamente na área de Operações (gestão de incidentes, problemas, mudanças e etc).

Como já se sabe, no setor público não dá pra contratar a mais bem falada empresa do mercado nesta área. Temos que fazer licitação quem apresentar o melhor preço ou talvez melhor técnica e preço é o vencedor e se tornará nossa empresa de implantação da solução informatizada, além de ser também quem nos prestará consultorias para adaptações culturais. (é dureza).

Ao longo da semana postarei mais informações pois o negócio já deu uma guinada para o ITIL v3 e ainda estou me adaptando a estas mudanças, afinal de contas já estávamos com um edital quase todo pronto.

(espero conseguir amizades para trocar experiências)